21/05/2014

Qual é o seu tipo de pele?

Oi gente!
Pode parecer que o post de hoje é meio desnecessário, mas acredite, NÃO É! Existe muita gente que não sabe realmente qual é o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista, sensível…), e por isso fica difícil cuidar da pele. Claro, como você vai cuidar de um problema que você não sabe de fato o que é??!! Neh?!!

Pois bem gata, no post de hoje eu vou explicar para vocês a diferença entre esses tipos de pele, vou te ajudar a descobrir qual é o seu, dar dicas de tratamentos e falar as causas. E se mesmo assim, você ainda não souber qual é o tipo da sua pele, tem um super, hiper, mega, blaster teste para finalmente descobrir qual é o tipo dessa sua bendita pele… HOJE você vai saber!! Fica tranquila… kkkkkkkk

Pele seca:

Descrição:
A pele seca tende a ficar repuxando, principalmente após o uso de sabonetes inapropriados e banho com água muito quente. Pode descamar ou ficar irritada, nesse caso é necessário consultar um dermatologista para seguir o tratamento para peles secas.

Causa:
A pele pode ficar seca por diversos motivos. Uso de produtos errados, beber pouca água, exposição a lugares muito secos… entre outros.

Tratamento:
O tratamento para esse tipo de pele requer o uso de produtos hidratantes, livres de alcool e que não favoreçam o aparecimento de acne. Os dermatologistas recomendam não lavar a pele seca mais que duas vezes ao dia (como a pele do meu corpo é seca, minha dermatologista recomendou tomar apenas 1 banho por dia). Sabonetes faciais líquidos hidratantes, assim como cremes para peles secas ajuda a melhorar os incômodos e a aparência da pele.

Mini teste:
Ao acordar pela manhã, limpe o rosto com um lenço limpo e seco. Se você sente a sua pele seca, como se estivesse esticada ou presa, com pouca elasticidade, e ao passar o lenço na pele ele fica seco, o mais certo é que a sua pele seja seca.

Pele Normal:



Descrição:
Com certeza essa pele é a mais equilibrada. Nem oleosa de mais, nem seca de mais. Esse tipo de pele tem uma textura fina e uma superfície suave macia e bem flexível. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Brilhosa naturalmente, sem gordura, esse tipo de pele reflete saúde. Nesse caso é necessário consultar um dermatologista para seguir o tratamento para peles normais.

Causa:
Fator genético, uso de produtos corretos e beber muita água.

Tratamento:
A pele normal é a que precisa de cuidados apenas para manter-se normal. Devido à sua tendência a tornar-se seca, é bom evitar produtos que favoreçam o ressecamento. Assim como sabonetes para peles oleosas, fazer exfoliação exagerada… O ideal é usar produtos para peles normais a secas.

Mini teste:
Ao acordar pela manhã, passe um lenço limpo e seco. Se notar que o lenço não ficou com óleo e sua sensação é da pele flexível, vibrante, fresca e elástica, o mais certo é que a sua pele seja normal. Garota de sorte!

Pele Mista:

Descrição:
Esse é um dos tipos de pele mais comuns entre as brasileiras. É composta por grande oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), onde os poros são naturalmente mais dilatados, e ressecamento ou pele normal nas laterais do rosto. Nesse caso é necessário consultar um dermatologista para seguir o tratamento para peles mistas.

Causas:
Uso de produtos indevidos, clima, genética, falta de limpeza e hidratação, banhos muito quentes e produtos com muito álcool.

Tratamento:
Como essa pele tende a ser oleosa, recomenda-se o uso de produtos para peles mistas ou oleosas. Loções de limpeza no rosto todo, principalmente na região do nariz, testa e queixo (onde tem mais oleosidade), e hidratantes para peles mistas ou oleosas no restante do rosto (onde tende ser mais seco). Em dias mais frios, pode passar hidratante para peles mistas ou oleosas na zona T também, caso sinta a pele repuxando nessa área.

Mini teste:
Ao acordar pela manhã, passe um lenço limpo e seco no rosto. Se notar que o lenço ficou transparente pela oleosidade liberada apenas na zona T, o mais certo é que a sua pele seja mista.

Pele oleosa:

Descrição:
Esse tipo de pele é o que produz maior quantidade de óleo (o nome já é sugestivo). Apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e com maior probabilidade de aparecerem espinhas e cravinhos, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. Com aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Nesse caso é necessário consultar um dermatologista para seguir o tratamento para peles oleosas.

Causa:
Genética, uso de produtos inapropriados e principalmente o clima. Como vivemos em um país tropical, onde na maior parte do ano os dias são quentes, a nossa pele tende a liberar mais óleo, e assim, sendo oleosa.

Tratamento:
É recomendado usar produtos para pele oleosa, hidratantes em forma de gel (os cremes são mais hidratantes e os em gel são mais sequinhos), fazer limpeza de pele com produtos apropriados pelo menos 2 vezes ao dia (e não mais que 3) e de preferência usando água fria.

Mini teste:
Ao acordar pela manhã, passe um lenço limpo e seco no rosto. Se perceber que o lenço ficou molhadinho tanto na parte em que passou na zona T, quanto nas laterais do rosto (bochechas), o mais certo é que sua pele seja oleosa.

Pele sensível:

Descrição:
É um dos tipos de pele mais frágeis. Fica irritada, avermelhada e inflamada muito facilmente. É normal haver coceira, manchas, ardência e descamação. Com textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos, assim como pincéis para maquiagem com as cerdas não tão macias, bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais. Nesse caso é necessário consultar um dermatologista para seguir o tratamento para peles sensíveis.

Causa:
Uso de produtos inapropriados, genética, uso de certos medicamentos, alergias, estresse, disfunção hormonal, meio ambiente (frio, poluição…), tratamentos dermatológicos com uso de ácidos e antibióticos, assim como estilo de vida (álcool, cigarro, dieta desequilibrada…)

Tratamento:
Não exagerar nem na limpeza, nem na hidratação. Utilizar um sabonete hidratante e produtos cosméticos específicos para pele sensível.

Mini teste:
Quando se expõe ao sol (mesmo que não forte) sente ardência ou queimação, se você tem algumas áreas da pele que tendem a ficar avermelhadas ou com descamação, coceiras, irritação… é mais certo que você tenha a pele sensível.

Vai, pode falar… “Dani, você é maravilhosa, obrigada pela ajuda!!!”… kkkkkkkk
Mas se mesmo assim você ainda não descobriu ao certo qual é o seu tipo de pele, ou se você descobriu mas quer ter mais certeza quanto a isso, recomendo fazer um teste para descobrir o seu tipo de pele.

Esse teste foi elaborado pela Dra. Érica Monteiro e é baseado no questionário de 64 perguntas desenvolvido pela Dra. Leslie Baumann para classificar os 16 tipos de pele.
ATENÇÃO: esse teste avaliará a tendência da sua pele, para obter o resultado com maior precisão é necessário responder o questionário completo e para o tratamento da sua pele, recomendamos seguir as orientações do seu médico dermatologista.

Veja outros posts sobre:


Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados. Caso queira inserir uma foto, é só clicar aqui.

Comentários

  1. DrikaBello disse:

    Nossa Dani que dica bacana!!Minha pele é super oleosa e tenho que ter um cuidado a mais com ela..
    Se não ela fica com aquele brilho excessivo aff..

    Beziquinhos docess.
    Te espero no Tricotando a Vida tem review d linha de make monster high :)
    http://drikabello.blogspot.com.br/2014/05/divulgando-sorteios_18.html

  2. Andrea disse:

    Nossa, sempre achei que minha pele era mista mas agora tô em dúvida entre mista e sensível! Fico vermelha à toa e basta um pouquinho de frio pro rosto descamar todo 😐

    Beijão!

    • Daniele Sousa disse:

      Oi Andrea!!
      Talvez você pode ter a pele mista e sensível ao mesmo tempo! Acessa o link do teste que eu botei aí, entra lá porque quem fez esse teste foi uma dermatologista. E claro, faça uma visita ao seu dermatologista para que ele possa te aconselhar e te encaminhar corretamente!! 😀
      Beijinhoss!

  3. .lívia. disse:

    minha pele é oleosa e sensivel ao mesmo tempo! muito chata, só a base de muita agua termal viu! rsrs

    http://www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

Web designer e webmaster por profissão, blogueira por coração. Carioca, baixinha, risonha e friorenta. É apaixonada por café, comida boa, cosméticos, maquiagem e beleza. Se sente bem com coisas bobas e costuma rir do nada. Faz piadas de si mesma, não entende suas doideiras, assume seus tropeços mas não perde o rebolado. Noiva do Bruno não para de falar em casamento. Ela é gente boa!



ANUNCIE NO BLOG







Eu Sou do CBBlogers

Copyright © | Chá de Cadeira | 2015 - Design e programação criados por Daniele Sousa